A Cognittiv, startup integrante do Ecossistema Itajubá HardTech e residente no Parque Tecnológico de Itajubá, participou recentemente do Free Electrons Program Bootcamp 2026, realizado em Lisboa, Portugal. O programa reúne algumas das principais concessionárias de energia do mundo e startups inovadoras para discutir desafios do setor e desenvolver soluções colaborativas voltadas ao futuro da energia.
Representando a Cognittiv, José Francisco Toesca Baldassim e Felipe Toloi Gastaldo participaram de quatro dias de apresentações, reuniões estratégicas e debates com empresas e especialistas internacionais. A programação foi voltada à identificação de desafios reais enfrentados pelo setor elétrico e à construção de oportunidades de cooperação entre startups e grandes organizações.
Durante o bootcamp, a startup apresentou como a integração entre neurociência, inteligência artificial e fatores humanos pode contribuir para operações energéticas mais seguras, confiáveis e eficientes. As discussões reforçaram o potencial dessas tecnologias para apoiar a prevenção de incidentes, fortalecer a confiabilidade operacional e promover uma cultura de segurança baseada em dados e comportamento humano.
Além da troca de conhecimentos, a participação no programa possibilitou a criação de conexões estratégicas com empresas e instituições de diferentes países, ampliando as oportunidades de internacionalização e colaboração para a Cognittiv.
A presença da startup no Free Electrons Program evidencia o potencial das empresas desenvolvidas no Ecossistema Itajubá HardTech para competir em ambientes globais de inovação. Ao participar de um dos principais programas internacionais voltados ao setor de energia, a Cognittiv fortalece a visibilidade da inovação produzida em Itajubá e demonstra como soluções desenvolvidas na região podem contribuir para enfrentar desafios de alcance mundial.

Publicado em: 17/07/2026.