EnglishPortuguês

APL TIC Itajubá recebe reconhecimento Nível 3 do Governo do Estado

O superintendente de Potencialidades Regionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Rodrigo Sampaio Melo, entregou nesta segunda-feira, 17/04, em visita à Inovai – a agência de inovação de Itajubá, o certificado de reconhecimento do Nível 3 do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Ele foi recebido pelo diretor geral da Inovai, Maurício de Pinho Bitencourt. A entrega do certificado foi feita ao CEO da B2ML e presidente da Retic (Rede de Empresas de Tecnologia, Inovação e Conhecimento), Bernardo Carvalho.

“Desde sua criação, em 2016, o APL TIC de Itajubá vem amadurecendo o seu desenvolvimento e, por isso, recebe essa confirmação do Governo de Estado”, explica Rodrigo Sampaio. “Esse nível mostra a sinergia entre as empresas participantes e a capacidade de trabalharem juntas, fortalecendo o mercado, podendo, inclusive, levar seus produtos à exportação”, completa.

Para Bernardo Carvalho, esse reconhecimento é “importantíssimo porque mostra nossa maturidade como APL”. “Nosso arranjo existe, de fato, há quase 20 anos, embora tenha sido oficializado em 2016. Desde então, crescemos a cada dia e já temos como meta atingir o Nível 4 de certificação”, destaca. Neste nível, o mais alto, o arranjo precisa trabalhar de acordo com plano de ação definido pelo Governo do Estado.  Atualmente, o APL TIC Itajubá conta com 80 empresas.

“Poucos APLs do Estado tem um grau de maturidade Nível 3 e apenas 2 tem o Nível 4. Hoje, temos 57 APLs no Estado, sendo 3 de TIC”, diz Rodrigo Sampaio.

APL

Arranjos Produtivos Locais são aglomerações de empresas em​ um mesmo território, com especialização produtiva, que mantêm vínculos de cooperação entre si e com outros atores locais possibilitando: desenvolvimento de ferramentas para a diversificação econômica; ampliação da capacidade de produção de tecnologia aplicável para todo um setor; aumento significativo de oportunidades de negócios em todo o estado; e fortalecimento, pelo associativismo, do poder de negociação favorecendo compras conjuntas e ampliando a lucratividade e desenvolvimento local.

Itajubá já conta com dois APLs reconhecidos pelo Estado: o de APL de Asas Rotativas e Defesa  e o APL TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação e busca o reconhecimento de um terceiro, o APL de Energia.

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp