English Português

Arranjo Produtivo Local de Asas Rotativas e Defesa de Itajubá é oficialmente reconhecido pelo Governo de Minas

Na última terça-feira, 15 de Março, foi realizado no campus da Universidade Federal de Itajubá, cerimônia que marcou o reconhecimento oficial do Arranjo Produtivo Local (APL) de Asas Rotativas e Defesa da cidade de Itajubá. 

O APL de Asas Rotativas e Defesa de Itajubá é um instrumento que visa manter a cooperação e alavancar negócios nas mais de 40 empresas que fazem parte de ambos os segmentos no município, fazendo com que as mesmas ampliem sua lucratividade e contribuam para o  desenvolvimento da economia do município. Dentre as diversas empresas inseridas nesse contexto, temos como âncoras, a Helibrás Airbus (Helicópteros), XMobots e Aerotron (Drones) e a Imbel (Armamentos).

O APL foi criado em Itajubá a partir da identificação de um aglomerado de empresas com a mesma especialização produtiva, no caso, as empresas das áreas de Asas Rotativas e Defesa. Assim, um estudo técnico foi realizado pela INOVAI e Prefeitura Municipal, com o apoio do Sebrae, e apresentado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento em dezembro de 2021. Agora, após o Estado aferir as condições apresentadas, Itajubá recebe oficialmente o reconhecimento e a chancela do Governo mineiro como um APL neste setor produtivo.

“Com o APL, as empresas desses dois segmentos que mostrarem ao Estado o interesse de se implantar no território mineiro serão direcionadas para o nosso município, pois aqui elas encontrarão um ambiente totalmente favorável ao seu tipo de negócio”, afirmou o Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, 

Segundo o diagnóstico realizado pela INOVAI e Prefeitura, Itajubá representa 70,9% da fabricação de aeronaves e 75,9% da fabricação de armas de fogo e munições de todo o Estado, empregando mais de 2 mil pessoas no segmento de Asas Rotativas e 3 mil no de Defesa.

Entre as 44 empresas que compõem o APL estão a Helibras, líder mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa; a Imbel, estatal brasileira fabricante de armamentos portáteis; a Xmobots, maior empresa brasileira e latino-americana especializada no desenvolvimento e fabricação de drones; e a Aerotron, premiada como o melhor fornecedor de 2021 da Embraer na área de defesa.

Além das empresas, o APL ainda conta com 2 ICT’S – Instituições de Ciência e Tecnologia parcerias (UNIFEI e Universidade de Toulouse), mais de 100 produtos/serviços de alto valor agregado e uso intenso de tecnologia.  e 12 novos produtos em pesquisa e desenvolvimento para 2022.

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp