English Português

Centro de Hidrogênio Verde em Itajubá é destaque em matéria do Diário do Comércio

Em breve, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) ganhará um Centro de Hidrogênio Verde (CH2V), que testará a aplicação do hidrogênio verde, um combustível limpo, na indústria. 

O laboratório está sendo implementado a partir do projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, e promete auxiliar empresas, especialmente as mineiras, na adoção do combustível limpo em seus processos produtivos. A empresa alemã Neuman & Esser (NEA) e sua subsidiária Hytron – Energia e Gases – são as responsáveis por fornecer os equipamentos da planta-piloto da Unifei. 

Os investimentos compreendem a implementação do CH2V, a construção física e os equipamentos, enquanto as parcerias com iniciativas privadas garantirão a execução efetiva dos testes. Empresas como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), grupo Stellantis (Fiat) e grupo Ammagi já estão confirmadas entre as que financiarão o projeto.

Confira alguns trechos da matéria:

De acordo com o reitor da Unifei, Edson da Costa Bortoni, os testes serão voltados para a aplicação do hidrogênio verde nos setores de mobilidade urbana, geração e armazenamento de energia, produção de fertilizantes e de aço verde. O fornecimento para órgãos governamentais, no futuro, também está nos planos.

“Nosso trabalho será focado na ajuda às indústrias, especialmente as mineiras, quanto à transição energética. A partir do momento em que nossas indústrias migrarem efetivamente de modelos produtivos abastecidos por combustíveis fósseis para fontes limpas, como é o hidrogênio, com uma menor pegada de carbono, nossos produtos passarão a ter maior valor agregado e aumentaremos nossa competitividade”, explica.

Além disso, a expectativa é que o CH2V se torne referência nacional em produção- piloto de hidrogênio verde. Também está prevista, inicialmente, a inserção nos cursos de graduação, pós-graduação e especialização disciplinas com foco no hidrogênio verde, promovendo a geração de conhecimento, troca de experiências, treinamento e qualificação profissional na área.

Para mais informações, confira a matéria na íntegra:
https://diariodocomercio.com.br/economia/centro-de-hidrogenio-verde-vai-entrar-em-operacao-em-itajuba/

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp