O diretor da Inovai, Maurício de Pinho Bitencourt, foi convidado pelo professor Guilherme Mauad a participar da análise de projetos desenvolvidos por alunos do 7º período do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O evento, em 26 de junho, teve como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes.
Para Maurício Bitencourt, participar do júri foi uma oportunidade de trabalhar a sensibilização desses futuros engenheiros para desenvolver projetos inovadores que possam virar uma startup. “Acredito que essa seja uma etapa fundamental, o início de tudo. Ao criar condições para que a pesquisa receba estímulo desde cedo, contribuímos para que os alunos tenham uma formação empreendedora desde a universidade”, ressaltou o diretor da Inovai.
A Engenharia de Produção da Unifei já possui uma disciplina voltada para o empreendedorismo, o que fortalece ainda mais a importância de atividades como essa análise de projetos.
Através dessas iniciativas, surgem ideias e projetos que, no futuro, poderão ser trabalhados no Centro de Empreendedorismo Universitário (CEU), um ambiente de ideação e aceleração; na Incubadora de Empresas de Base Tecnológicas (INCIT), quando começa a jornada de incubação; e, posteriormente, no Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI), que visa reter em Itajubá as empresas de base tecnológicas nascidas no município.
Maurício Bitencourt ressaltou que esse ciclo é lento e longo, porém necessário para a jornada de inovação e empreendedorismo. “Ajudar nesse trabalho de formação é uma das maneiras de cumprirmos nosso papel no ecossistema para inovação, o Itajubá Hardtech. Estamos satisfeitos em poder contribuir e sensibilizar os futuros engenheiros sobre a importância da inovação e do empreendedorismo”, finalizou o diretor da Inovai.