No dia 26 de fevereiro, Shilton Ramos, agente de inovação da Inovai e coordenador do ImpActiva, ministrou a palestra “Negócios de impacto socioambiental: como transformar problemas em soluções reais” para os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Empreender.
A atividade marcou o início dos estudos da turma sobre negócios de impacto, um conceito ainda recente para os estudantes, e teve como objetivo apresentar, de forma acessível e inspiradora, como é possível empreender conciliando sustentabilidade financeira com a geração de benefícios sociais e ambientais.


Durante o encontro, os alunos foram convidados a refletir sobre desafios reais da sociedade e a enxergar neles oportunidades de inovação, reforçando a ideia de que o empreendedorismo pode ser uma ferramenta concreta de transformação.
A palestra integra o programa de empreendedorismo do Colégio Empreender, coordenado por Ronaldo Abranches, diretor da Facesm e idealizador da metodologia “Construindo uma escola por toda vida”, que orienta a formação empreendedora dos alunos do Pré ao Ensino Médio.
A palestra reforça o compromisso do Colégio Empreender e dos parceiros do Ecossistema Itajubá HardTech em aproximar os estudantes de temas contemporâneos, como impacto socioambiental e inovação, contribuindo para a formação de jovens protagonistas, preparados para transformar realidades por meio do conhecimento e do empreendedorismo.
Publicado em: 03/03/2026