EnglishPortuguês

Empresas do APL Asas Rotativas & Defesa se reúnem para definir plano de desenvolvimento

Momento para criar conexões e planejar as ações futuras. Esse foi o principal objetivo do “Café com Asas”, encontro que reuniu os membros do Arranjo Produtivo Local (APL) Asas Rotativas & Defesa, em 18 de agosto, no espaço de convivência da Inovai, a agência de inovação de Itajubá.

Durante o café, foi discutida a elaboração do plano de desenvolvimento do APL, de acordo com as premissas do Governo de Minas. São quatro vertentes: governança e estruturação; desenvolvimento econômico territorial; encadeamento produtivo; e inovação.

Ficou acertado entre os presentes que as sugestões serão enviadas à Inovai e debatidas nos próximos encontros, que acontecerão durante a Itajubá HardWeek, na terceira semana de cada mês. Outro ponto em debate é participação das empresas em feiras, exposições e eventos do segmento.

“O encontro foi muito produtivo, houve uma troca interessante de informações. Essas conexões são fundamentais para fortalecer a cooperação mútua entre as empresas participantes, gerar novos negócios e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento econômico de Itajubá e região”, explica o diretor executivo da Inovai, Maurício de Pinho Bitencourt.

Participaram do encontro gestores e representantes das seguintes empresas: Helibras, Imbel, Aerotron, B2ML Sistema, RCS Usinagem, Aleph, Terra Jump e Interagere. Também estiveram presentes a Prefeitura Municipal de Itajubá e o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

RECONHECIMENTO

O APL Asas Rotativas & Defesa de Itajubá foi reconhecido pelo Governo de Minas em fevereiro de 2022. O APL tem como objetivo fortalecer a cooperação e potencializar os negócios das 44 empresas dos segmentos no município.

De acordo com diagnóstico realizado pela Prefeitura e pela Inovai, essas empresas faturam mais de R$ 1 bilhão ao ano, geram em torno de 5 mil empregos, respondem por 70% da fabricação de aeronaves e 75% da produção de armas de fogo e munições de todo o Estado. São empresas âncoras do APL a Helibras Airbus, Imbel e Aerotron.

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp