Mais de dez mil pessoas participaram da primeira edição do HardTech Innovation 2024, realizado entre os dias 17 e 20 de junho, no ExpoCenter, em Itajubá/MG. O evento gerou uma expectativa de R$300 milhões em negócios.
O HardTech Innovation foi uma correalização da Inovai (Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo) e da Prefeitura de Itajubá e teve como parceiro master o Sebrae Minas. O evento contou ainda com apoio e parcerias estratégicas de várias empresas patrocinadoras, startups e órgãos públicos do Estado (veja lista no final do texto).
“O evento refletiu a essência do nosso Ecossistema Itajubá HardTech, proporcionando aos participantes e expositores um ambiente rico e uma programação diversificada, com conteúdo inspirador, experiências práticas e oportunidades de negócios”, explicou o diretor geral da Inovai, Maurício de Pinho Bitencourt.
Destaque na programação para o ELI Summit, Fator S Agita, Varejo Mais, Indústria Mind, Rodada de Negócios, meetups com empreendedores, oficinas e workshops. Também houve espaço para estandes institucionais de empresas e indústrias de base tecnológica de Itajubá e startups, competições tecnológicas e visitas técnicas a ambientes de inovação e centros de pesquisa de Itajubá, como Inovai, Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro (CTPB), entre outros.
ABERTURA OFICIAL
A abertura oficial do evento, em 17 de junho, contou com a palestra magna do empresário, ator e apresentador Felipe Titto. Durante mais de duas horas, ele conversou com o público, deu dicas de como empreender e de como usar as redes sociais para potencializar o negócio. A mediação do bate-papo foi feito pela gestora do Sebrae em Itajubá, Andresa Paes.
A mesa de abertura foi composta por Maurício de Pinho Bitencourt, diretor da Inovai; Edson Bortoni, reitor da Unifei (Universidade Federal de Itajubá); Christian Gonçalves, prefeito de Itajubá; Bruno Araújo Oliveira, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais; e Rodrigo Ribeiro Pereira, gerente da Regional Sul do Sebrae Minas.
“Parabéns a todos os atores do ecossistema Itajubá HardTech, que abraçaram este desafio de colocar Itajubá no cenário dos grandes eventos de inovação e empreendedorismo de Minas e do país. O Sebrae Minas foi parceiro desde o primeiro momento, acreditou na ideia e hoje estamos vendo o resultado de todo trabalho, de todo esforço feito pela equipe da Inovai”, disse Rodrigo Ribeiro Pereira, gerente da Regional Sul do Sebrae Minas.
HISTÓRIA DE SUCESSO
Para o prefeito Christian Gonçalves, o HardTech Innovation “veio para marcar época, veio para ficar e veio para coroar todo o trabalho feito pela Inovai, em parceria com todos os atores de nosso ecossistema, o melhor do Brasil”. “Foi um momento único, uma oportunidade para mostrarmos um pouco do que produzimos em inovação e tecnologia em nosso município”, destacou.
“Se não foi o maior, com certeza, o HardTech Innovation foi o melhor evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo do Brasil. A Unifei, que tem uma história empreendedora centenária, está muito feliz em poder participar desse momento histórico para Itajubá”, disse o reitor da Unifei, Edson Bortoni.
“Tenho certeza de que esse será o primeiro de muitos HardTech Innovation. Estamos muito felizes de ter contribuído e de poder estar aqui para acompanhar de perto esses quatro dias de evento. Itajubá respira inovação, tecnologia e empreendedorismo”, destacou Bruno Araújo Oliveira, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais. Ele veio a Itajubá acompanhado por uma equipe de dez pessoas.
PATROCÍNIO
Foram Patrocinadores Diamante as seguintes instituições e empresas: Unifei; LNA; Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede); COPASA; CEMIG; Advantech; HVEX; MAHLE; e WEG – Balteau. A Vale foi Patrocinadora Ouro.
Como Patrocinadores Prata, o HardTech Innovation contou com as seguintes instituições e empresas: CREA/MG – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais; GE Vernova; e Sicred – Cooperativa de Crédito.
Foram Patrocinadores Bronze as seguintes instituições e empresas: Active Cloud Solutions – Oracle NetSuite; ByD; Fepi – Centro Universitário de Itajubá; Fupai – Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria; PS Soluções; e Sicoob Sudeste Mais.
PARCERIAS ESTRATÉGICAS
Nesta caminhada, o evento também contou com as Parcerias Estratégicas das seguintes Instituições: ACIEI (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá); Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores); BH-TEC (Parque Tecnológico de Belo Horizonte); CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas); DAC Engenharia; FACESM (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas); FMIT (Faculdade de Medicina de Itajubá); G6 Internet; Itacar; MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; RMI (Rede Mineira de Inovação); e SIMMMEI (Sindicato das Indústrias de Itajubá).