O I Hackathon de Dados da Descubra integrou a programação da SECOMP 2024, a Semana da Computação da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), que ocorreu entre os dias 01 e 04 de setembro. O evento reuniu 12 alunos dos cursos de Sistemas de Informação (SI) e Ciência da Computação (CCO) com a missão de explorar e visualizar dados do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa). A Descubra é uma startup que integra a Jornada de Incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT),
“Os participantes do hackathon foram desafiados a desenvolver painéis interativos que fornecessem insights sobre as emissões de gases no Brasil, buscando fomentar soluções inovadoras para questões de sustentabilidade. Acompanhados de mentorias especializadas, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar em suas propostas em um ambiente colaborativo”, explicou Bárbara Pimenta Caetano, CEO da Descubra.
Bárbara Caetano e Flávio Belizário da Silva Mota, também da Descubra, participaram da banca de avaliação, juntamente com Melise Maria Veiga de Paula, representante do IMC. A equipe vencedora foi premiada com R$500,00.
A SECOMP 2024, organizada pelo IMC (Instituto de Matemática e Computação) e pelo Diretório Acadêmico da Computação (DACOMP), teve como objetivo promover a ampliação do conhecimento em computação através de palestras, minicursos e atividades práticas, além de promover o intercâmbio entre profissionais e estudantes da área de tecnologia da informação. O evento também visou aproximar alunos e empresas por meio de rodadas de estágio, destacando o papel da tecnologia na busca por um futuro mais sustentável.
A Descubra tem como objetivo transformar os dados coletados pelas empresas em insights valiosos auxiliando a tomada de decisão. A startup tem como proposta de valor tornar a análise de dados mais fácil e acessível para todos. Saiba mais sobre neste link.