Nos dias 05 e 06 de Maio, representantes da INOVAI e UNIFEI participaram de Missão Técnica aos Parques Tecnológicos de Itaipu, em suas unidades Brasil e Paraguai, com o objetivo de conhecer o modelo de governança dos Parques, seus ambientes de inovação e seus programas de empreendedorismo, além de prospectar possibilidades de parceria.
Em visita ao Tecnológico Itaipu-Paraguai foi possível prospectar diversas oportunidades de negócios e internacionalização para as startups do Ecossistema Itajubá HardTech.
Já no Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, a UNIFEI assinou um Protocolo de Intenções para colaboração científica e tecnológica. O acordo visa o desenvolvimento de ações conjuntas para a qualificação, formação e aprimoramento de capital intelectual de ambas as instituições, além da cooperação para a promoção de transferência tecnológica entre as partes.
Para o diretor superintendente do PTI-BR, General Eduardo Garrido, “a parceria visa gerar e expandir iniciativas de relevância para o desenvolvimento social e econômico. É uma oportunidade que nós temos para compartilhar ciência, tecnologia, inovação e de construir um caminho em conjunto para oferecer soluções e entregar resultados para a nossa sociedade, nos fortalecendo ainda mais em nosso propósito”, disse. “E contribuindo com a economia, atração de empresas de base tecnológica, fomento ao empreendedorismo e à inovação aberta e com isso gerar emprego e renda”, complementou o diretor superintendente.
Em ambas as visitas foi possível também apresentar um pouco da atuação da INOVAI, em seu propósito de gerir, de forma colaborativa, as ações, projetos e atividades de inovação e empreendedorismo de Itajubá e o Ecossistema Itajubá HardTech.
Participaram da missão o Diretor da INOVAI, Maurício de Pinho Bitencourt, e o Pró-reitor de Extensão da UNIFEI e Presidente do Conselho Administrativo da INOVAI, Prof. Dr. Guilherme Sousa Bastos.