Artigo técnico da equipe da Inovai, a agência de inovação de Itajubá, foi selecionado para apresentação na 34° Conferência Anprotec, que acontece entre os dias 02 e 05 de dezembro no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos. O encontro reúne incubadoras de empresas, aceleradoras, hubs e parques tecnológicos do país.
Intitulado “Articulação e Colaboração no Ecossistema Itajubá Hardtech: A Contribuição do Programa de Incubação da INCIT como Impulsionador de Inovação neste Ecossistema”, o artigo foi escrito pelo diretor executivo da Inovai, Maurício de Pinho Bitencourt, e pelos agentes de inovação Mônica Gabriella dos Santos Silva, Daniel José Machado e Rodrigo Nascimento Novaes. No total, foram apresentados 72 artigos à organização da conferência.
No artigo, a equipe da Inovai descreve a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), que implementou uma Jornada de Incubação inovadora, focada no monitoramento e desenvolvimento da maturidade das startups em diversas áreas de conhecimento.
O programa, que acompanha as startups desde a incubação até a graduação, está integrado ao Ecossistema Itajubá Hardtech. Com uma estrutura que abrange quatro níveis de maturidade e cinco áreas de conhecimento, a jornada tem contribuído para o desenvolvimento de startups, que por sua vez, geram cada vez mais empregos qualificados, investimentos e inovações. O sucesso do programa é evidenciado pela alta taxa de sobrevivência das startups e sua expansão para mercados internacionais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região de Itajubá.
“É gratificante essa aprovação pela banca da Anprotec porque nosso programa foi submetido à validação de uma entidade que impulsiona a inovação em nosso país. Isso demonstra que estamos proporcionando um programa de alto valor para nossos empreendedores,” enfatizou o Maurício Bitencourt.
Para Mônica Silva, participar do processo de desenvolvimento do artigo foi importante para destacar o papel da Incubadora e do Programa de Incubação no apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias e empresas e em como a INCIT é um ator chave para impulsionar o Ecossistema Itajubá Hardtech. “Isso, sem dúvida, é o reconhecimento de que estamos no caminho certo”, disse.
“Fiquei extremamente feliz ao ver que o nosso artigo foi aprovado pela Anprotec. Ela reflete nosso compromisso e dedicação, além de destacar a relevância do nosso trabalho em promover a inovação e impulsionar o Ecossistema Itajubá Hardtech. Isso nos motiva a continuar trabalhando para o desenvolvimento de nossa cidade e região”, ressaltou Daniel Machado.
“Sou grato pela oportunidade e aprendizado que tenho na INCIT, uma incubadora de startups que me permitiu crescer e expandir minha visão no campo da inovação. Participar da elaboração de um artigo aprovado pela Anprotec é uma conquista que reflete o apoio e o incentivo diário de toda equipe. Espero contribuir cada vez mais com esse ecossistema tão engrandecedor”, disse Rodrigo Novaes.