Representantes de empresas, universidades, incubadoras de empresas, associações e instituições governamentais do Sul de Minas Gerais se reuniram na Inovai. O objetivo do encontro foi discutir e criar uma organização para fortalecer o ecossistema regional de inovação.
O encontro foi articulado pelo secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo Oliveira, com apoio de Rodrigo Ribeiro Pereira, gerente regional do Sebrae Minas. O grupo foi recebido pelo diretor executivo da Inovai, Maurício de Pinho Bitencourt.
Durante a reunião, foi destacada a importância da colaboração entre diversos atores para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico da região. O secretário ressaltou que o governo de Minas Gerais já está trabalhando em parceria com o Sebrae e as universidades no apoio a parques e polos tecnológicos. A ideia agora é aproveitar as ações que já estão sendo realizadas no Sul de Minas e formalizar a criação de ecossistemas regionais de inovação em todo o estado.
Bruno Araújo enfatizou que o Estado não deseja ser o dono do ecossistema regional, mas sim apoiar os atores locais para que possam se desenvolver. O encontro contou com a presença do professor Renato Nunes, ex-reitor da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), um dos idealizadores da Rota 459 na década de 90, que compartilhou sua experiência e contribuiu para orientar o futuro da iniciativa. A Rota 459 foi o embrião do Ecossistema Itajubá HardTech.
“A avaliação do encontro foi excelente. Tivemos a oportunidade de aprender com os erros do passado e replicar os acertos para impulsionar a inovação no Sul de Minas Gerais. Agora, estamos trabalhando para criar oficialmente e, posteriormente, manter esses polos regionais de inovação”, afirmou Bruno Araújo.
O encontro ocorreu em meio ao HardTech Innovation, evento que reuniu diversos representantes dos ecossistemas de inovação, proporcionando uma troca de conhecimentos e networking entre os participantes.
Os representantes dos ecossistemas mineiros também participaram de um Encontro Regional, organizado pelo Sebrae Minas. O evento, conduzido pelo analista Paulo Sarto, integrou a programação oficial do HardTech Innovation.