O Programa Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar, gratuitamente aos jovens, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados e devidamente matriculados receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.
Na tarde de ontem, 04 de novembro, o CEO da B2ML Sistemas e Presidente da RETIC – Rede de Empresas de Tecnologia, Inovação e Comunicação de Itajubá, Bernardo Vasconcelos de Carvalho, representou o Ecossistema Itajubá HardTech em evento promovido pela SEDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. O evento teve objetivo de apresentar o caso de sucesso de Itajubá e fazer o mapeamento, análise de indicadores e informações sobre a demanda de mão de obra, que contribuirão para a basear a definição de novas vagas de capacitação e qualificação profissional a serem disponibilizadas em Itajubá.
Como resultado, foram abertas 1.280 vagas, distribuídas nos cursos de técnico em administração, técnico em automação industrial, técnico em desenvolvimento de sistemas, técnico em eletroeletrônica, técnico em eletromecânica, técnico em eletrônica, técnico em eletrotécnica, técnico em finanças, técnico em informática para internet, técnico em mecânica, técnico em mecatrônica, técnico em redes de computadores e técnico em segurança do trabalho, com bolsa integral em cursos técnicos no SENAI e SENAC.
“É de suma importância entender a relevância desta ação para o desenvolvimento regional, pois o projeto ataca dois imensos problemas atuais. Primeiro, o programa dá uma excelente oportunidade de carreira para jovens de baixa renda. O jovem itajubense não pode reclamar de falta de oportunidade! Segundo, ajuda a suprir as demandas das empresas por profissionais qualificados, atualmente tão escassos. É uma grande vitória conjunta do nosso ecossistema, que nunca esteve tão alinhado. O futuro de Itajubá é brilhante.”, afirma Bernardo.
Para conferir a distribuição dos cursos, e suas respectivas vagas é só acessar: