Itajubá marcou presença na 34ª Conferência Nacional da Anprotec, realizada no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), em São José dos Campos, de 02 a 05 de dezembro. Destaque para o Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), que conquistou o Prêmio Cristiano Becker como o melhor Hub de Inovação do Brasil. O CEU, hub que conecta jovens universitários ao ecossistema Itajubá HardTech, foi premiado por sua missão de fomentar ações empreendedoras e desenvolver a competitividade local através da educação.
Outra conquista de Itajubá durante a Conferência da Anprotec foi a Certificação Cerne 2 concedida à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), recebida pela gestora da Inovai, Claudiane Freire. O Cerne, uma iniciativa da Anprotec e Sebrae Nacional, estabelece padrões e boas práticas para que as incubadoras otimizem seu impacto no apoio a empreendimentos de base tecnológica e inovação. A certificação reconhece o empenho dessas instituições em proporcionar um ambiente estruturado e eficiente para o desenvolvimento de startups e projetos inovadores. No total, foram certificadas 37 incubadoras do país.
A equipe também fez a apresentação do artigo “Articulação e Colaboração no Ecossistema Itajubá Hardtech: A Contribuição do Programa de Incubação da INCIT como Impulsionador de Inovação neste Ecossistema”, escrito pelo diretor executivo da Inovai, Maurício de Pinho Bitencourt, e pelos agentes de inovação Mônica Gabriella dos Santos Silva, Daniel José Machado e Rodrigo Nascimento Novaes.
A Conferência Anprotec 2024, que teve uma programação repleta de workshops, painéis e apresentações de cases de sucesso, foi uma realização da Anprotec, em parceria com o Sebrae e o PIT. O evento reuniu incubadoras de empresas, aceleradoras, hubs e parques tecnológicos do país.
“Foram dias de muito aprendizado e conexões com outros ambientes de inovação. Apresentar o modelo da INCIT para outros ecossistemas foi interessante para essa troca de experiências. Fiquei muito feliz de poder participar e conhecer ainda mais sobre empreendedorismo e inovação com ambientes do Brasil todo”, disse Mônica Silva.
Para Daniel Machado, participar da 34ª Conferência Nacional da Anprotec foi uma experiência extremamente enriquecedora, pois proporcionou um ambiente singular que concentra a inovação de todo o país em um único espaço. “A conferência ofereceu a oportunidade única de vislumbrar, em primeira mão, o futuro do Brasil, o que é altamente gratificante para profissionais que atuam em ambientes de inovação”, ressaltou.