English Português

NexAtlas, startup incubada na INCIT, lança aplicativo de navegação aérea para pilotos da aviação geral

NexAtlas, startup já conhecida pela sua plataforma de planejamento de voo, apresenta seu aplicativo de navegação aérea.

Transformar a maneira como os pilotos lidam com informações aeronáuticas e tornar o trabalho deles cada vez mais prático e seguro: essa tem sido a missão da NexAtlas ao longo dos últimos anos. A empresa, localizada na cidade de Itajubá, sul de Minas Gerais, tem atraído reconhecimento do mercado aeronáutico pela criação de uma intuitiva plataforma de planejamento de voos que facilita o trabalho dos pilotos da aviação geral, economizando tempo e aumentando a segurança de voo.

A empresa se consolidou como uma das ferramentas mais utilizadas no Brasil: o protótipo gratuito atraiu mais de 70 mil registros, com média de 10 mil usuários ativos por mês e 3 milhões de planejamentos de voo realizados. Para conseguir se firmar como um negócio sustentável, a empresa passou de um projeto gratuito para um serviço pago em 2019, reunindo atualmente mais de 850 clientes em todo o país.

Além dos pilotos profissionais de avião e helicóptero, estão entre os clientes da startup: pilotos de simulador, militares, agrícolas, instrutores de voo e pilotos alunos. Há, ainda, parcerias com universidades de Ciências Aeronáuticas e linhas aéreas virtuais.

A ferramenta tem sido construída pelo time da NexAtlas com o apoio de milhares de pilotos, que contribuem diariamente com sugestões de aprimoramentos e correções. 

Recentemente a equipe abraçou uma nova etapa na jornada do piloto: além do planejamento do voo, os usuários agora podem fazer o download do aplicativo de navegação para tablets e smartphones e aproveitar os 15 dias de teste gratuito para conhecer todas as funcionalidades. 

“Sempre tivemos uma ligação muito próxima com a comunidade aeronáutica, recebendo feedbacks e construindo nossos produtos juntos. O desenvolvimento do app de navegação aérea foi um passo natural para a empresa. Literalmente recebemos pedidos de centenas de pilotos para que trouxéssemos a experiência da NexAtlas para o voo”, diz Cristiano Costa, sócio e diretor de tecnologia da empresa. “Sabemos como a rotina do piloto pode ser corrida e estressante, por isso nos esforçamos para criar uma ferramenta capaz de amparar ao invés de distrair, centralizando o que era essencial para simplificar o voo”, completa ele.

O novo aplicativo permitirá que pilotos de avião e helicóptero consultem as cartas e mapas necessários para operacionalizar o voo, verifiquem meteorologia esperada para a rota, busquem facilmente por aeródromos e pontos de interesse e acompanhem sua posição em tempo real sem precisar de conexão com internet, tudo em uma interface pensada cuidadosamente para facilitar o trabalho do usuário. 

Para a criação do app, a startup contou com o apoio da Samsung, por meio do Samsung Creative Startups. Participar do Batch#5 do programa de aceleração da empresa, permitiu à NexAtlas acessar mentores de design e usabilidade, além de receber treinamentos, assessorias, networking e um aporte financeiro dedicado ao desenvolvimento e aprimoramento da plataforma da NexAtlas. 

“O Samsung Creative Startups tem como objetivo capacitar e acelerar empresas de base tecnológica com produtos e serviços inovadores para o mercado. Para isso, oferecemos mentorias, treinamentos, acesso a laboratórios de P&D e oportunidades de networking. Enxergamos na NexAtlas um grande potencial e esse lançamento que a empresa faz é muito significativo, principalmente em um mercado tão grande e carente de novas tecnologias e serviços inovadores”, afirma Paulo Quirino, Gerente de Inovação da Samsung.

“Estamos empenhados em trazer para o Brasil e tornar acessíveis as tecnologias mais avançadas que estão sendo desenvolvidas pelo mundo. Funcionamos de forma tão intuitiva e prática quanto os serviços de mapa digital interativos disponíveis no mercado, mas com foco na aviação. Queremos garantir que nossos colegas pilotos utilizem sempre as informações aeronáuticas mais recentes para tornar seus voos ainda mais seguros”, afirma Vinicius dos Anjos, piloto de jato executivo e idealizador da ferramenta. 

Desde sua criação, a empresa vem colecionando premiações e reconhecimentos: foi realizada uma campanha de financiamento coletivo considerada um enorme sucesso; passaram pelo programa brasileiro de aceleração de startups SEED MG onde conquistaram o título de startup de melhor desempenho na primeira metade do programa; foram eleitos a 3º startup mais atrativa para investimentos do Start-Up Chile, maior programa de aceleração da América Latina; acelerados pelo Conecta, programa da Confederação Nacional de Transportes com parceria do BMG UpTech; escolhidos como startup destaque da banca de Logística e Serviços do InovAtiva Brasil e, nos últimos meses, foram impulsionados pelo programa da Samsung.

De acordo com a sócia e CEO da NexAtlas, Ana Raquel Calháu, o lançamento do aplicativo é mais um passo em uma longa jornada. “Isso ainda é só o começo! Temos alguns meses pela frente para implementar novas funcionalidades e melhorias no app, como cálculos de performance e balanceamento, novas informações e formas de interagir com a plataforma e com outros usuários. Nossa missão não está perto de acabar. Continuaremos nos dedicando à construção da ferramenta certa para transformar o dia a dia dos pilotos, contribuir com o aumento da segurança da aviação no Brasil e, quem sabe em breve, de alguns outros países também”, comenta, sugerindo uma possível internacionalização nos planos.

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp