English Português

Pesquisadores da UNIFEI desenvolvem projeto IoT para o monitoramento de montanhistas e proteção da Serra da Mantiqueira, em parceria com Centro de Referência em Internet das Coisas da INOVAI

Com foco na conservação da Serra da Mantiqueira, pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá vem trabalhando no projeto baseado na Internet das Coisas (IoT) para o monitoramento de montanhistas, para que assim haja a proteção e conservação da Serra da Mantiqueira, conhecida por suas belezas, que a colocam como uma das mais belas cadeias de montanhas do país. O projeto em questão é dirigido pela professora Daniela Rocha e busca estudar a viabilidade de uso da tecnologia de Rede LoRaWAN para a instalação de sensores na região.

A pesquisa acontece na Serra Fina, seção da Serra da Mantiqueira, muito conhecida por suas trilhas, onde já existe outro projeto, voltado para a contagem de pessoas na trilha. A equipe de pesquisa conta com a participação de experientes guias que irão percorrer a trilha em posse de um rastreador LoRa para identificar as áreas que recebem o sinal de transmissão da Rede LoRaWAN da American Tower.

A instalação dos dispositivos IoT na Mantiqueira é vista com muito entusiasmo pois pode evitar novas tragédias, como a ocorrida em 2020, em  que um incêndio de grandes proporções atingiu mais de 600 hectares da vegetação local, o que seria equivalente a 460 campos de futebol. Isso pois, os sensores podem identificar e enviar alertas com a localização dos incêndios, tornando assim mais ágil e eficiente a atuação do corpo de bombeiros. Além disso, também será possível monitorar os visitantes que se aventuram em quase 30 km de trilha na Serra Fina e localizar aqueles que estão perdidos.

Fonte: IoTLabs, American Tower do Brasil

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp